Nos Territórios da Arte




RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DO CURSO “NOS TERRITÓRIOS DA ARTE: MÚSICA, DANÇA E LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS.”

Em observância ao disposto no Artigo 2º da Portaria Conjunta CENP/DRHU, de 27-9-2005, vimos apresentar o relatório referente à realização do curso “NOS TERRITÓRIOS DA ARTE: MÚSICA, DANÇA E LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS” por esta Diretoria de Ensino. O presente relatório apresenta as especificações constantes na referida Portaria.

I – Denominação do curso

NOS TERRITÓRIOS DA ARTE: MÚSICA, DANÇA E LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS.

II – Data de publicação da Portaria de Autorização

Portaria da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas de 12-05-2010, publicada no DOE de 13-05-2010, com retificação publicada em 09-07-2010.

III – Período de realização

22-05-2010 a 12-06-2010.

Datas da realização

Maio: 22 e 29;

Junho: 12;

Horário

Das 9h às 18h

V) Número de participantes:

a) inscritos: 45

b) selecionados: 24

c) concluintes: 18

VI – Avaliação do Curso:

a) análise dos efeitos do curso sobre a prática docente e/ou escolar

Dado o momento em que o curso encerrou-se em 12-06-2010, ainda não foi possível constatar a aplicabilidade do conhecimento construído em seu decorrer nas escolas, posto que as mesmas encontravam-se finalizando os trabalhos relativos ao primeiro semestre letivo. Assim, para ilustrar os efeitos dos cursos sobre a prática docente ou escolar, extraíram-se das avaliações registradas pelos professores, suas menções à prática na sala de aula, ou na escola. Seguem-se esses excertos:

[...] gostei muito, sugiro promover mais cursos como este durante o ano letivo. (Profª Bernadete Maria L. de Almeida.)

[...] o curso nos proporcionou um olhar mais simplificado e objetivo sobre alguns conteúdos e linguagens dentro de determinados contextos e que a arte está presente em todos os momentos do nosso cotidiano. (Profª Rosineide Saldanha dos Santos)

[...] o curso foi ótimo. Que tenha curso no 2º semestre e nos outros anos. Precisamos e sentimos falta. (Profª Célia Menezes de Souza)

[...] que haja mais cursos de aperfeiçoamento de arte, onde possamos nos unir para fortalecer. (Profª Zerilda Figueiredo Sena)

[...] Que nos encontremos em outros momentos, pois este primeiro foi de muito acréscimo para a minha vivência escolar. (Profª Maria Amélia Silva)

[...] agradeço à Professora Ms. Marilia e à Professora Ms. Lizete, por possibilitarem tamanha cultura em pouco espaço de tempo, muito profissionais na proposta que nos apresentaram. Fico agradecida por ter participado desse grupo ilustre. (Profª Zerilda Figueiredo Sena)

b) aspectos facilitadores e os dificultosos

Os professores cursistas apresentaram como aspectos facilitadores, o acolhimento e a recepção dos participantes, a excelência de conteúdo, a oportunidade do curso face à metodologia, a organização do encontro, a adequação do material e a receptividade pela DERSV.

Das avaliações realizadas nos três dias de curso e analisadas, obtiveram-se resultados nas proporções que se seguem:

Aspectos facilitadores







Avaliação do Curso “Nos Territórios da Arte: Música, Dança e Linguagens Contemporâneas.”


em valores absolutos



Insatisfatório

Regular

Bom

Ótimo


Recepção e acolhimento

-----

0

13

38


Programação

-----

0

23

28


Espaço local

-----

1

19

31


Organização do encontro

-----

0

18

33


Atividades e dinâmicas

-----

1

24

26














Avaliação do Curso

em percentual



Insatisfatório

Regular

Bom

Ótimo


Recepção e acolhimento

0,0%

0,0%

25,5%

74,5%


Programação

0,0%

0,0%

45,1%

54,9%


Espaço local

0,0%

2,0%

37,3%

60,8%


Organização do encontro

0,0%

0,0%

35,3%

64,7%


Atividades e dinâmicas

0,0%

2,0%

47,1%

51,0%













Como dificultosos, mencionaram-se a densidade do conteúdo em relação à duração do curso.

Inicialmente cento e noventa e oito professores fizeram a inscrição para participar do curso, sendo que somente quarenta e cinco eram professores habilitados em Educação Artística.

Esta verificação demandou muito tempo, pois alguns docentes não pertenciam a esta diretoria de ensino como, por exemplo, Miracatu, Santos, Pirassununga, São Bernardo do Campo e outros tantos, habilitados em outras disciplinas. Isto ocorreu, mesmo apesar da publicação de inscrição salientar que somente poderiam cursar os professores habilitados em arte, com aulas atribuídas e pertencentes à Diretoria de São Vicente.

Dos quarenta e cinco habilitados somente vinte e quatro trouxeram a documentação para efetivação de matrícula.

Entretanto, os percentuais destas manifestações foram muito inferiores no que se refere aos aspectos facilitadores observados pela equipe através do esforço e a dedicação da turma de cursistas, além de não registrar qualquer dificuldade no decorrer do processo.

c) reformulações realizadas

Não houve necessidade de qualquer reformulação.

d) instrumentos de avaliação de desempenho dos participantes

Vivências, práticas e debate das situações apresentadas.

e) síntese das avaliações do curso feita pelos participantes

Pelo gráfico já apresentado, é possível perceber que a ênfase, nas avaliações dos professores recaiu sobre os aspectos já mencionados como facilitadores. Não houve uma única manifestação desfavorável ao curso.

f) apreciação crítica dos responsáveis pelo curso

Assim como os professores, o supervisor de ensino e a PCOP responsáveis pelo curso entenderam-no como necessário e suficiente sendo, portanto, favoráveis à sua homologação. O entrosamento entre professores cursistas e professoras foi total, o que se traduziu por uma grande expectativa em relação à continuidade do processo de formação nesta área.

g) amostra de produções entregues pelos participantes.

Por tratar-se de um curso cuja produção resume-se à demonstração de apropriação de conhecimentos e poéticas pessoais pelos participantes, optamos por apresentar fotos das aulas.

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