Projeto Lugares de Aprender mês de junho 2012.


Programa Cultura é Currículo-Orientação Técnica

Título: Como fazer projetos a fim de subsidiar as aulas antes das saídas do Lugares de Aprender 2012, para as escolas agendadas no mês de junho.



PCOP responsável- Profª Ms. Marilia Marcondes de Moraes Sarmento e Lima Torres.

Justificativa-
A cultura tem entendimento diferenciado para cada um e, educadores podem atribuir sentidos diversos ao conceito de cultura. Este conceito é um desafio da educação quando se pensa em possibilitar à escola pública o acesso às instituições, parques, museus e outros equipamentos que propiciam o desenvolvimento do conhecimento cultural. Cabe ainda definir, mesmo que de modo sucinto, que cultura é o conjunto de atividades materiais e simbólicas realizadas pela humanidade. 
No Estado de São Paulo existem muitas opções culturais que são oferecidas à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública e também os professores não as frequentam.
Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos conheçam os locais onde ela se mostra, como também que a eles tenham acesso.
A importância da frequência dos alunos aos diferentes lugares para aprender é primordial pois, cada viagem possibilita o aumento de seu próprio repertório, da história de cada um, da expectativa de situações agradáveis e de assuntos para serem discutidos por muito tempo pontuando tudo que foi vivenciado e assimilado, como bem exemplifica a música A Primeira Vez que Fui ao Rio de Renato Teixeira “...a noite que antecedeu nossa viagem foi noite de vadiagem pela imaginação fala baixo coração... foi muito pouco nosso tempo de estadia mas valeu por muitos dias de coisas pra se contar...” (Teixeira, Renato. CD Show no Ibirapuera).
Cada momento, cada saída da escola coloca o aluno diante de experiências novas e novos horizontes a serem descobertos e partilhados com seus amigos e familiares por uma vida toda. É preciso que a escola seja referência aos alunos das possibilidades de conhecer o mundo e a cultura que os cercam.
A escola é o lugar para o aluno se educar, melhorar, criar vínculos de pertença e fazer a sua história, que será repartida com todos a sua volta e, referência de sua vida como egresso.
A cada momento de novidade, de possibilidades de aulas diferenciadas faz com que o educando tenha um outro olhar diante da vida, com novas perspectivas de futuro e, cabe ao professor a função de mediar esses conhecimentos.
Para que isso aconteça o governo disponibiliza verbas para que as escolas tenham condições de levar seus alunos a espaços culturais.
Sendo assim as orientações técnicas realizadas na DE devem ser pontuais no sentido de tirar toda e qualquer dúvida dos professores para que eles próprios tenham condições de cumprir com o seu papel de educador.
Portanto, para que não haja enganos nos procedimentos e/ou prejuízo aos alunos das escolas contempladas às atividades fora muros é preciso realizar ações que auxiliem os professores a compreender a dinâmica do projeto e conteúdos oferecidos pelas instituições.
Os materiais enviados pela SEE devem ser utilizados para a criação de projetos didáticos, que as escolas realizarão antes das saídas agendadas. Desta maneira, a OT se justifica pelo fato de ser necessário orientar as formas de realizar esses mesmos projetos, embasados nos fascículos Subsídios Para Desenvolvimento de Projetos Didáticos.
Justifica-se também a orientação técnica, por ser necessário que todos os envolvidos tenham conhecimento de suas responsabilidades frente ao projeto Lugares de Aprender, assim como, para o maior entendimento das rotinas do Programa Cultura é Currículo.

 Objetivos-

·         Orientar as ações a serem realizadas pelas escolas participantes.
·         Dar conhecimento aos professores sobre como orientar seus alunos de acordo com a saída agendada criando situações de curiosidade e de investigação.
·         Disponibilizar para uso dos professores os materiais de apoio ao Programa (publicações, vídeos, site do Programa, Internet, VCs que apresentam as Instituições Culturais, etc.)
·         Criar um projeto usando os fascículos da SEE.




Conteúdo-

Sondagem sobre o que é projeto e quais tipos de projetos as escolas já realizaram e sobre os locais a serem visitados.
Explicar qual a função da Ot como meio de transmitir conhecimentos de e informações sobre o Programa Cultura é Currículo e projetos Lugares de Aprender/Escola em Cena.
Criar projetos específicos para aplicação na escola baseado nos fascículos Subsídio para desenvolvimento de projetos didáticos para as escolas agendadas no mês de junho.
Apresentação de conteúdos por meio eletrônico a fim de mostrar os lugares e instituições que fazem parte do Projeto nesta DE e na Diretoria de Ensino de Santos.
Explicar as rotinas a serem cumpridas pelas escolas contempladas para as visitações no mês de junho e também as consequências do não cumprimento da escola ao termo de adesão.

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