Programa Cultura é Currículo-Orientação Técnica
Título: Como fazer projetos a fim de subsidiar as aulas
antes das saídas do Lugares de Aprender 2012, para as escolas agendadas no mês
de junho.
PCOP
responsável- Profª Ms. Marilia Marcondes de Moraes Sarmento e Lima
Torres.
Justificativa-
A cultura tem entendimento diferenciado para cada um e, educadores podem
atribuir sentidos diversos ao conceito de cultura. Este conceito é um desafio
da educação quando se pensa em possibilitar à escola pública o acesso às
instituições, parques, museus e outros equipamentos que propiciam o
desenvolvimento do conhecimento cultural. Cabe ainda definir, mesmo que de modo
sucinto, que cultura é o conjunto de atividades materiais e simbólicas realizadas
pela humanidade.
No Estado de São Paulo existem muitas opções culturais que são oferecidas
à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública e também os
professores não as frequentam.
Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos conheçam os locais onde ela se mostra, como também que a eles tenham acesso.
Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos conheçam os locais onde ela se mostra, como também que a eles tenham acesso.
A importância da frequência dos alunos aos diferentes lugares para
aprender é primordial pois, cada viagem possibilita o aumento de seu próprio
repertório, da história de cada um, da expectativa de situações agradáveis e de
assuntos para serem discutidos por muito tempo pontuando tudo que foi
vivenciado e assimilado, como bem exemplifica a música A Primeira Vez que Fui
ao Rio de Renato Teixeira “...a noite que antecedeu nossa viagem foi noite de
vadiagem pela imaginação fala baixo coração... foi muito pouco nosso tempo de
estadia mas valeu por muitos dias de coisas pra se contar...” (Teixeira,
Renato. CD Show no Ibirapuera).
Cada momento, cada saída da escola coloca o aluno diante de experiências
novas e novos horizontes a serem descobertos e partilhados com seus amigos e
familiares por uma vida toda. É preciso que a escola seja referência aos alunos
das possibilidades de conhecer o mundo e a cultura que os cercam.
A escola é o lugar para o aluno se educar, melhorar, criar vínculos de
pertença e fazer a sua história, que será repartida com todos a sua volta e,
referência de sua vida como egresso.
A cada momento de novidade, de possibilidades de aulas diferenciadas faz
com que o educando tenha um outro olhar diante da vida, com novas perspectivas
de futuro e, cabe ao professor a função de mediar esses conhecimentos.
Para que isso aconteça o governo disponibiliza verbas para que as escolas
tenham condições de levar seus alunos a espaços culturais.
Sendo assim as orientações técnicas realizadas na DE devem ser pontuais
no sentido de tirar toda e qualquer dúvida dos professores para que eles
próprios tenham condições de cumprir com o seu papel de educador.
Portanto, para que não haja enganos nos procedimentos e/ou prejuízo aos
alunos das escolas contempladas às atividades fora muros é preciso realizar
ações que auxiliem os professores a compreender a dinâmica do projeto e
conteúdos oferecidos pelas instituições.
Os materiais enviados pela SEE devem ser utilizados para a criação de projetos
didáticos, que as escolas realizarão antes das saídas agendadas. Desta maneira,
a OT se justifica pelo fato de ser necessário orientar as formas de realizar
esses mesmos projetos, embasados nos fascículos Subsídios Para Desenvolvimento
de Projetos Didáticos.
Justifica-se também a orientação técnica, por ser necessário que todos os
envolvidos tenham conhecimento de suas responsabilidades frente ao projeto
Lugares de Aprender, assim como, para o maior entendimento das rotinas do
Programa Cultura é Currículo.
Objetivos-
·
Orientar as ações a serem realizadas
pelas escolas participantes.
·
Dar conhecimento aos professores
sobre como orientar seus alunos de acordo com a saída agendada criando
situações de curiosidade e de investigação.
·
Disponibilizar para uso dos
professores os materiais de apoio ao Programa (publicações, vídeos, site do Programa,
Internet, VCs que apresentam as Instituições Culturais, etc.)
·
Criar um projeto usando os fascículos da SEE.
Conteúdo-
Sondagem sobre o que é
projeto e quais tipos de projetos as escolas já realizaram e sobre os locais a
serem visitados.
Explicar qual a função da
Ot como meio de transmitir conhecimentos de e informações sobre o Programa
Cultura é Currículo e projetos Lugares de Aprender/Escola em Cena.
Criar projetos
específicos para aplicação na escola baseado nos fascículos Subsídio para
desenvolvimento de projetos didáticos para as escolas agendadas no mês de
junho.
Apresentação de conteúdos
por meio eletrônico a fim de mostrar os lugares e instituições que fazem parte
do Projeto nesta DE e na Diretoria de Ensino de Santos.
Explicar as rotinas a
serem cumpridas pelas escolas contempladas para as visitações no mês de junho e
também as consequências do não cumprimento da escola ao termo de adesão.
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