No Estado de São Paulo
existem muitas opções culturais que são oferecidas à população. Contudo, grande
parte dos professores, independente de seu cargo ou função, não as frequentam
ou por não terem oportunidades ou por serem distantes de onde residem.
Por
ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, a Diretoria Regional de
Ensino pode oportunizar aos professores coordenadores do núcleo pedagógico e
supervisores de ensino da rede estadual, condições para que conheçam os locais onde ela se mostra, como
também que a eles tenham acesso.
A cultura sendo o conjunto
das diferentes formas com que nos relacionamos com as informações, mensagens do
mundo, com outras pessoas e também com os objetos, nos faz participantes
de um grupo, de uma sociedade e que nos reconhecemos como tal. Entretanto,
cultura tem entendimento diferenciado para cada um e, educadores podem atribuir
sentidos diversos ao conceito de cultura. Este conceito é um desafio da
educação ao se pensar em possibilitar aos professores coordenadores do núcleo
pedagógico e supervisores de ensino da escola pública o acesso às instituições,
parques, museus assim como à 30ª Bienal de Arte de São Paulo, justamente quando
se fala em arte contemporânea, que propicia o entendimento da arte como conhecimento
e aprimoramento cultural.
Um
dos aspectos da 30ª Bienal de Arte de São
Paulo, "A Iminência das Poéticas" é criar experiências de diálogos, de
percepções entre obras com o espectador, além de mostrar que um dos pontos desta
exposição está ligado à questão da memória e não da nostalgia.
O foco desta Bienal é a percepção
da imagem, pois nos dias de hoje há grande banalização desta e consequentemente
da sua leitura devido à profusão imagética na
sociedade atual. “Nos habituamos a ver
imagens e não as coisas, os corpos em si. Isso transforma a imagem em um
elemento controlador dos corpos sociais", diz Pérez-Oramas. Curador
da 30ª Bienal
A arte
como conhecimento tem conteúdos e objetivos próprios da arte. É a arte pela
arte e não apoio às outras disciplinas.
Por meio
do estudo de seus conceitos associados aos conteúdos que possibilitam a interação
com a sociedade, os professores coordenadores do núcleo pedagógico e os supervisores
de ensino têm maior acesso às informações e uma maior possibilidade de
interpretação dessas informações nos contextos sociais que lhes são
apresentados aumentando desta maneira a sua leitura de mundo e conhecimentos
específicos das linguagens artísticas.
O
conceito de arte como conhecimento a ser trabalhado na escola perpassa pelas
quatro modalidades: música, teatro, dança e artes visuais e as demais
linguagens dentro destas modalidades como canto coral, ballet clássico,
melodrama, escultura ... além dos elementos como a tridimensionalidade, a luz
como ferramenta, a matéria, o claro e escuro, a luz como ação cênica que
delimita o espaço, a criação e a manipulação da luz como forma poética e de
construção de sentido aos objetos... Pensando desta maneira não há mais razão
de ensinar arte de maneira estanque, delimitada a releituras, ou criar
atividades decorativas de datas cívicas ou festas da escola. Agora é momento de
ensinar arte como conhecimento, com suas especificidades e contagiar a todos com
a beleza que há intrínseca em todos nós. Porém tanto os professores de arte,
assim como os gestores, os supervisores de ensino e professores coordenadores
do núcleo pedagógico necessitam frequentar locais onde esta arte se mostra para
que possam realizar intervenções pontuais em suas unidades escolares aos quais
são responsáveis. Portanto, justifica-se esta visita à 30ª Bienal de Arte de
São Paulo, a ser realizada pelos professores coordenadores do núcleo pedagógico
e supervisores de ensino para que estes entendam e aumentem seus conhecimentos
em arte contemporânea para que possam realizar apontamentos que orientem os
professores de arte e das demais disciplinas afim de que aprimorem suas orientações técnicas e
entendam a arte como conhecimento e não como subsídio de conteúdos das
disciplinas de diferentes áreas de conhecimento e também para que os alunos da
rede pública do Estado de São Paulo
tenham professores cada vez mais capacitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário