Visita a 30ª Bienal de Arte de São Paulo

No dia 24-11-2012 a Diretoria de Ensino da Região de São Vicente realizou a visita monitorada a 30ª Bienal de Arte de São Paulo, "A Iminência das Poéticas". O projeto foi realizado pela Pcnp de Arte com o objetivo de proporcionar aos Supervisores de Ensino, PCNPs e Dirigente de Ensino o acesso a cultura e arte contemporânea. 
No Estado de São Paulo existem muitas opções culturais que são oferecidas à população. Contudo, grande parte dos professores, independente de seu cargo ou função, não as frequentam ou por não terem oportunidades ou por serem distantes de onde residem.

Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, a Diretoria Regional de Ensino pode oportunizar aos professores coordenadores do núcleo pedagógico e supervisores de ensino da rede estadual, condições para que  conheçam os locais onde ela se mostra, como também que a eles tenham acesso.

A cultura sendo o conjunto das diferentes formas com que nos relacionamos com as informações, mensagens do mundo, com outras pessoas e também com os objetos,  nos faz participantes de um grupo, de uma sociedade e que nos reconhecemos como tal.  Entretanto, cultura tem entendimento diferenciado para cada um e, educadores podem atribuir sentidos diversos ao conceito de cultura. Este conceito é um desafio da educação ao se pensar em possibilitar aos professores coordenadores do núcleo pedagógico e supervisores de ensino da escola pública o acesso às instituições, parques, museus assim como à 30ª Bienal de Arte de São Paulo, justamente quando se fala em arte contemporânea, que propicia o entendimento da arte como conhecimento e aprimoramento cultural.

Um dos aspectos da 30ª Bienal de Arte de São Paulo, "A Iminência das Poéticas" é criar experiências de diálogos, de percepções entre obras com o espectador, além de mostrar que um dos pontos desta exposição está ligado à questão da memória e não da nostalgia.

O foco desta Bienal é a percepção da imagem, pois nos dias de hoje há grande banalização desta e consequentemente da sua leitura devido à profusão imagética na sociedade atual. “Nos habituamos a ver imagens e não as coisas, os corpos em si. Isso transforma a imagem em um elemento controlador dos corpos sociais", diz Pérez-Oramas. Curador da 30ª Bienal

A arte como conhecimento tem conteúdos e objetivos próprios da arte. É a arte pela arte e não apoio às outras disciplinas.

Por meio do estudo de seus conceitos associados aos conteúdos que possibilitam a interação com a sociedade, os professores coordenadores do núcleo pedagógico e os supervisores de ensino têm maior acesso às informações e uma maior possibilidade de interpretação dessas informações nos contextos sociais que lhes são apresentados aumentando desta maneira a sua leitura de mundo e conhecimentos específicos das linguagens artísticas.

O conceito de arte como conhecimento a ser trabalhado na escola perpassa pelas quatro modalidades: música, teatro, dança e artes visuais e as demais linguagens dentro destas modalidades como canto coral, ballet clássico, melodrama, escultura ... além dos elementos como a tridimensionalidade, a luz como ferramenta, a matéria, o claro e escuro, a luz como ação cênica que delimita o espaço, a criação e a manipulação da luz como forma poética e de construção de sentido aos objetos... Pensando desta maneira não há mais razão de ensinar arte de maneira estanque, delimitada a releituras, ou criar atividades decorativas de datas cívicas ou festas da escola. Agora é momento de ensinar arte como conhecimento, com suas especificidades e contagiar a todos com a beleza que há intrínseca em todos nós. Porém tanto os professores de arte, assim como os gestores, os supervisores de ensino e professores coordenadores do núcleo pedagógico necessitam frequentar locais onde esta arte se mostra para que possam realizar intervenções pontuais em suas unidades escolares aos quais são responsáveis. Portanto, justifica-se esta visita à 30ª Bienal de Arte de São Paulo, a ser realizada pelos professores coordenadores do núcleo pedagógico e supervisores de ensino para que estes entendam e aumentem seus conhecimentos em arte contemporânea para que possam realizar apontamentos que orientem os professores de arte e das demais disciplinas afim de  que aprimorem suas orientações técnicas e entendam a arte como conhecimento e não como subsídio de conteúdos das disciplinas de diferentes áreas de conhecimento e também para que os alunos da rede pública do Estado de São Paulo  tenham professores cada vez mais capacitados.



 












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