1ª Mostra de Artes Visuais Desvi 2016
Discurso
de Abertura da 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016.
Boa tarde. Sejam todos bem vindos!
Agradeço à Dirigente Regional de
Ensino, Profª Regina Cátia Spada Lourenço dos Santos, pela confiança neste
trabalho, por seu incentivo e seu apoio para que tudo o que estamos vendo aqui
seja a expressão do empenho dos alunos, de seus professores e da equipe da
Diretoria de Ensino, Supervisores, PCNPs e funcionários, que sempre se dispõem
ao trabalho árduo não medindo esforços para o bom, o belo e sucesso das muitas
ações desenvolvidas em nossas escolas.
Agradeço também às professoras que aqui estiveram durante a montagem e aos alunos que realizaram estes trabalhos maravilhosos!
Hoje nos reunimos para inaugurar a 1ª
Mostra de Artes Visuais DESVI 2016 com grande expectativa e muita alegria. Alegria
esta, que envolve todos os eventos realizados por esta diretoria de ensino, em
sua excelência de trabalho. Estamos felizes pela participação de nossos alunos
artistas, muito bem orientados por seus dedicados professores e dedicadas professoras.
A alegria é sempre maior quando
compartilhada com outros que também desejam o sucesso de todos os envolvidos! E
sentimos esta alegria aqui neste momento.
Pode não parecer, mas um evento de
arte apresenta muito além do trabalho do artista, expõem também a sua alma, o
seu pensar, suas emoções, sua vida, por isso é muito difícil organizar um
evento como este, pois o artista, sensível como é, muitas vezes é o mais
crítico consigo mesmo, com suas obras e, portanto, algumas vezes impõe
restrições a si, se inibindo, não mostrando para o mundo a sua arte, porque
para ele, é muito difícil mostrar a sua
alma, o seu eu.
E por ser assim difícil mostrar a sua
poética, todos os alunos aqui presentes, possuidores de dons artísticos,
dedicados e estudiosos da arte estão de parabéns por participarem da 1ª Mostra
de Artes Visuais DESVI 2016. Esperamos que todos continuem criando e participando
de exposições e, não privem nossa comunidade de obras delicadas, belas e ao
mesmo tempo tão contundentes e fortes.
Parabenizamos, também, os professores
e professoras destes alunos artistas que estão caminhando pelos territórios da
arte, sob o olhar e orientação de docentes artistas também, competentes que mostram
o quanto é prazeroso e trabalhoso criar arte durante as aulas.
Nós, professores somos também
responsáveis pelo ser humano em que nossos alunos se transformam. Na arte,
somos aqueles que apresentamos os caminhos, dirigimos o olhar observador e
crítico de cada um, para que as crianças sob nossa tutela possam transformar o
mundo de maneira mais agradável, sensível, para que este mundo se torne um lugar
melhor, para uma vida mais produtiva, com pessoas realizadas, atuantes numa
sociedade livre e igualitária.
As obras aqui expostas mostram que a
arte está em todos os lugares, ela não é prerrogativa de alguns, ou de grandes
curadorias ou de espaços expositivos onde só os mais ‘conhecedores’ frequentam.
A arte é transformadora e, o lugar
onde a vida também acontece e se transforma é intramuros escolares, pois é
neste espaço dedicado ao pensar, que a sociedade é construída para o melhor.
Para que esta transformação ocorra, os
professores utilizam de situações de aprendizagem com vários recursos
didáticos, estratégias e materiais pesquisados por eles mesmos e também disponibilizados
pela SEE, como DVDs, CDs e cadernos.
Os cadernos de Arte contemplam
conteúdos, conceitos e aspectos da arte que são utilizados para criar conexões
com os territórios a serem percorridos pelos alunos durante todo o ano letivo.
A cada aula os caminhos de
investigação passam por proposições para sondagem que apresentam imagens de
obras e ações expressivas referentes ao tema da Arte. Estas sondagens devem ser realizadas pelo
professor mediante conversa informal a fim de que os alunos apresentem seu
repertório pessoal e tenham contato com conceitos da arte a serem estudados.
Estas sondagens permitem o encaminhamento das situações de aprendizagens.
As situações de aprendizagem
problematizam o conceito ou aspecto da arte nas diferentes modalidades (arte
visual, música, teatro e dança), de acordo com o território abordado.
Hoje, na 1ª Mostra de Artes Visuais
DESVI 2016, modalidade artística exposta com diferentes representações em
gravura, pintura, fotografia, instalação, escultura, arte objeto, é nutrição
estética que possibilita aproximar os alunos a diferentes representações e exercitar
suas poéticas pessoais.
Para o ensino de arte, é preciso que
as situações de aprendizagem provoquem a experiência com e sobre a Arte, entendendo esta experiência como aquilo que nos
toca ou acontece e que, por isso mesmo, nos transforma, fazendo a mudança do
foco da informação para a problematização; é dar voz ao aluno antes de dar as
respostas prontas, compartilhando experiências da problematização. Para o
professor, é sair do estado daquele que transmite um saber em arte, mas sim
caminhar para um aprendizado permanente no próprio ato de ensinar. Durante as leituras das obras de arte é
preciso realizar a análise comparativa utilizando
imagens de diferentes obras, diversos períodos e artistas. A construção de conceitos deve ser
privilegiada através das conexões entre os territórios da arte, aproximando o
pensamento da e sobre arte nas diferentes linguagens.
Deve-se valorizar a percepção estética e a imaginação criadora
observando o fazer, o falar, o comentar dos alunos diante de uma obra de arte
ou de uma leitura de imagens, cuidando para não tolher ou mesmo silenciar a poética pessoal do aluno artista somente
com releituras ou cópias de diferentes obras, confundindo, desta maneira, com o
próprio fazer artístico.
É primordial o investimento na
formação cultural que potencializa o repertório dos educandos, tanto através da
sondagem que investiga, como pela nutrição estética, que expande a visão de
arte. E, neste ponto, a escola, assim como hoje aqui, se tornam espaços
culturais onde a arte é fruída. Pensemos o quão é importante tornar a própria
escola em local onde a arte acontece e termos nela um espaço cultural
permanente para a comunidade!
A crítica
em arte deve ser clara a ponto de o aluno perceber que ele não é um ser passivo
no processo de criação. Ele deve estar consciente de como e porque está sendo
criticado, cuidando para que perceba que esta crítica não tem o intuito de punição,
o que pode destruir a autoestima e tolher sua capacidade de expressão e sua
poética pessoal. Ao contrário, visa a sua transformação em um ser crítico,
capaz, criador.
É
necessário que o aluno perceba que o seu desenvolvimento artístico ocorre comparando
seu próprio progresso, considerando a sua maneira anterior com a atual ou mesmo
ao final do processo de criação e jamais com outros artistas.
Os diferentes caminhos percorridos
durante as situações de aprendizagem podem ser elucidados por meio de experimentação
realizada pelo desenho-obra, pela pintura, pela escultura, pela instalação e
nas experimentações que o desenvolvimento, o pensar em arte acontece.
A experimentação estética se faz conteúdo ao
caminhar pelos territórios de Processo de Criação, Forma-Conteúdo e
Materialidade.
Na experimentação, a improvisação, a
intuição e o espontâneo aparecem no processo de criação ganhando corpo no ato
poético do fazer artístico, demonstrando desta maneira, a imaginação criadora,
a sensibilidade e os modos de fazer e pensar as linguagens artísticas.
Nesta 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI
2016 vemos o talento, o esforço, a dedicação, o estudo, a capacidade e acima de
tudo a alma do aluno artista.
Acreditem,
estou encantada com os trabalhos de arte realizados nas escolas e sei que, assim
como muitos dos presentes também estão, pois durante esta semana não pouparam
elogios à arte aqui exposta.
Quero
parabenizar todos os alunos expositores, as obras são excelentes em expressão e
realização e creiam vocês são ótimos e nunca permitam que digam o contrário.
Vocês são realmente muito, muito bons!
Quero
parabenizar, também, todos os professores pela capacidade, competência,
profissionalismo em orientar seus alunos e mostrar a eles o mundo maravilhoso
da arte.
Todos
os trabalhos aqui realizados são de muita qualidade e foi muito difícil para
nós conseguirmos escolher os mais expressivos. Pensamos na técnica do artista
em realizar a obra, foi pensado também nos materiais, inusitados ou não para a
confecção da obra, pensamos também na simetria e proporção das partes, pensamos
além, no suporte utilizado, nas cores, nas formas, no inesperado, no conjunto
da obra, na reação das pessoas ao ver o que aqui está exposto, na exclusividade
do tema. E sendo assim, não foi nada fácil pontuar as sete menções honrosas e
os três primeiros lugares. Todos estão de parabéns e conforme o regulamento todos expositores
receberão certificados de participação. Na
verdade, nesta 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016, todos são vencedores!
Mas
como temos que seguir o regulamento quero então chamar, para receber a o
certificado de Menção Honrosa a aluna Marjorie Morishita da Silva com
Obra - Cabeleira 1 da EE Prof. Paulo de Arruda Penteado, professora é Sonia
Regina da Silva Barbosa.
Continuando, quero chamar, para
receber a Menção Honrosa o aluno Nicolas Xavier Longuini com a Obra-
Tondal’s Visions da EE Dr. Abrahão Jacob Lafer, professor de arte é Sudário de
Lima.
Para receber o certificado de Menção Honrosa chamo
agora os alunos Luana Carolina S. Lima, Julian Silva de S. Brasil e Miria
Tavares da Silva Almeida com a obra – Quebra cabeça Japão da EE Deputado
Rubens Paiva, professora é Maria Angélica Szabo.
Para o certificado de Menção Honrosa chamo agora o
aluno Brayan Barroso dos Santos com a obra – Nostalgia 77 da EE Martim
Afonso sua professora é Gislaine Veiga do Nascimento.
Continuando, para receber o certificado de
Menção Honrosa chamo agora os alunos Tamires Martins Francica e Christian
Gabriel de Oliveira com a obra – Varal de Escolhas da EE Prof. Pedro Paulo
Gonçalves Lopes, professora
Rosineide Saldanha dos Santos.
Agora, chamo para receber o certificado de
Menção Honrosa as alunas Juliana Ferreira Leão da Cruz e Giovana Rodrigues
Neves com a obra – Ideias Aprisionadas da EE José Antonio de Affonseca
Rogê Ferreira, professora Sandra carvalho Amorim.
Ainda,
para receber o certificado de Menção Honrosa quero
chamar a aluna Jéssica Fernandes Batista com a obra- Nas Pontas dos Pés
da EE Professora Magali Alonso, professora Célia Menezes de Souza.
Para entregar a premiação de terceiro lugar quero
chamar a professora Maria das Graças Furtado da EE Zulmira de Almeida
Lambert, a aluna Isabelle Lauriano Menezes com a obra- Natureza Ampla.
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