1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016

1ª Mostra de Artes Visuais Desvi 2016

Discurso de Abertura da 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016.
Boa tarde. Sejam todos bem vindos!
Agradeço à Dirigente Regional de Ensino, Profª Regina Cátia Spada Lourenço dos Santos, pela confiança neste trabalho, por seu incentivo e seu apoio para que tudo o que estamos vendo aqui seja a expressão do empenho dos alunos, de seus professores e da equipe da Diretoria de Ensino, Supervisores, PCNPs e funcionários, que sempre se dispõem ao trabalho árduo não medindo esforços para o bom, o belo e sucesso das muitas ações desenvolvidas em nossas escolas.
Agradeço também às professoras que aqui estiveram durante a montagem e aos alunos que realizaram estes trabalhos maravilhosos!
Hoje nos reunimos para inaugurar a 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016 com grande expectativa e muita alegria. Alegria esta, que envolve todos os eventos realizados por esta diretoria de ensino, em sua excelência de trabalho. Estamos felizes pela participação de nossos alunos artistas, muito bem orientados por seus dedicados professores e dedicadas professoras.
A alegria é sempre maior quando compartilhada com outros que também desejam o sucesso de todos os envolvidos! E sentimos esta alegria aqui neste momento.
Pode não parecer, mas um evento de arte apresenta muito além do trabalho do artista, expõem também a sua alma, o seu pensar, suas emoções, sua vida, por isso é muito difícil organizar um evento como este, pois o artista, sensível como é, muitas vezes é o mais crítico consigo mesmo, com suas obras e, portanto, algumas vezes impõe restrições a si, se inibindo, não mostrando para o mundo a sua arte, porque para ele,  é muito difícil mostrar a sua alma, o seu eu.
E por ser assim difícil mostrar a sua poética, todos os alunos aqui presentes, possuidores de dons artísticos, dedicados e estudiosos da arte estão de parabéns por participarem da 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016. Esperamos que todos continuem criando e participando de exposições e, não privem nossa comunidade de obras delicadas, belas e ao mesmo tempo tão contundentes e fortes.
Parabenizamos, também, os professores e professoras destes alunos artistas que estão caminhando pelos territórios da arte, sob o olhar e orientação de docentes artistas também, competentes que mostram o quanto é prazeroso e trabalhoso criar arte durante as aulas.
Nós, professores somos também responsáveis pelo ser humano em que nossos alunos se transformam. Na arte, somos aqueles que apresentamos os caminhos, dirigimos o olhar observador e crítico de cada um, para que as crianças sob nossa tutela possam transformar o mundo de maneira mais agradável, sensível, para que este mundo se torne um lugar melhor, para uma vida mais produtiva, com pessoas realizadas, atuantes numa sociedade livre e igualitária.
As obras aqui expostas mostram que a arte está em todos os lugares, ela não é prerrogativa de alguns, ou de grandes curadorias ou de espaços expositivos onde só os mais ‘conhecedores’ frequentam.
A arte é transformadora e, o lugar onde a vida também acontece e se transforma é intramuros escolares, pois é neste espaço dedicado ao pensar, que a sociedade é construída para o melhor. 
Para que esta transformação ocorra, os professores utilizam de situações de aprendizagem com vários recursos didáticos, estratégias e materiais pesquisados por eles mesmos e também disponibilizados pela SEE, como DVDs, CDs e cadernos.
Os cadernos de Arte contemplam conteúdos, conceitos e aspectos da arte que são utilizados para criar conexões com os territórios a serem percorridos pelos alunos durante todo o ano letivo.
A cada aula os caminhos de investigação passam por proposições para sondagem que apresentam imagens de obras e ações expressivas referentes ao tema da Arte.  Estas sondagens devem ser realizadas pelo professor mediante conversa informal a fim de que os alunos apresentem seu repertório pessoal e tenham contato com conceitos da arte a serem estudados. Estas sondagens permitem o encaminhamento das situações de aprendizagens.
As situações de aprendizagem problematizam o conceito ou aspecto da arte nas diferentes modalidades (arte visual, música, teatro e dança), de acordo com o território abordado.
Hoje, na 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016, modalidade artística exposta com diferentes representações em gravura, pintura, fotografia, instalação, escultura, arte objeto, é nutrição estética que possibilita aproximar os alunos a diferentes representações e exercitar suas poéticas pessoais.
Para o ensino de arte, é preciso que as situações de aprendizagem provoquem a experiência com e sobre a Arte, entendendo esta experiência como aquilo que nos toca ou acontece e que, por isso mesmo, nos transforma, fazendo a mudança do foco da informação para a problematização; é dar voz ao aluno antes de dar as respostas prontas, compartilhando experiências da problematização. Para o professor, é sair do estado daquele que transmite um saber em arte, mas sim caminhar para um aprendizado permanente no próprio ato de ensinar.  Durante as leituras das obras de arte é preciso realizar a análise comparativa utilizando imagens de diferentes obras, diversos períodos e artistas. A construção de conceitos deve ser privilegiada através das conexões entre os territórios da arte, aproximando o pensamento da e sobre arte nas diferentes linguagens.
Deve-se valorizar a percepção estética e a imaginação criadora observando o fazer, o falar, o comentar dos alunos diante de uma obra de arte ou de uma leitura de imagens, cuidando para não tolher ou mesmo silenciar a poética pessoal do aluno artista somente com releituras ou cópias de diferentes obras, confundindo, desta maneira, com o próprio fazer artístico.
É primordial o investimento na formação cultural que potencializa o repertório dos educandos, tanto através da sondagem que investiga, como pela nutrição estética, que expande a visão de arte. E, neste ponto, a escola, assim como hoje aqui, se tornam espaços culturais onde a arte é fruída. Pensemos o quão é importante tornar a própria escola em local onde a arte acontece e termos nela um espaço cultural permanente para a comunidade!
A crítica em arte deve ser clara a ponto de o aluno perceber que ele não é um ser passivo no processo de criação. Ele deve estar consciente de como e porque está sendo criticado, cuidando para que perceba que esta crítica não tem o intuito de punição, o que pode destruir a autoestima e tolher sua capacidade de expressão e sua poética pessoal. Ao contrário, visa a sua transformação em um ser crítico, capaz, criador.
É necessário que o aluno perceba que o seu desenvolvimento artístico ocorre comparando seu próprio progresso, considerando a sua maneira anterior com a atual ou mesmo ao final do processo de criação e jamais com outros artistas.
Os diferentes caminhos percorridos durante as situações de aprendizagem podem ser elucidados por meio de experimentação realizada pelo desenho-obra, pela pintura, pela escultura, pela instalação e nas experimentações que o desenvolvimento, o pensar em arte acontece.
 A experimentação estética se faz conteúdo ao caminhar pelos territórios de Processo de Criação, Forma-Conteúdo e Materialidade.
Na experimentação, a improvisação, a intuição e o espontâneo aparecem no processo de criação ganhando corpo no ato poético do fazer artístico, demonstrando desta maneira, a imaginação criadora, a sensibilidade e os modos de fazer e pensar as linguagens artísticas.
Nesta 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016 vemos o talento, o esforço, a dedicação, o estudo, a capacidade e acima de tudo a alma do aluno artista.
Acreditem, estou encantada com os trabalhos de arte realizados nas escolas e sei que, assim como muitos dos presentes também estão, pois durante esta semana não pouparam elogios à arte aqui exposta.
Quero parabenizar todos os alunos expositores, as obras são excelentes em expressão e realização e creiam vocês são ótimos e nunca permitam que digam o contrário. Vocês são realmente muito, muito bons!
Quero parabenizar, também, todos os professores pela capacidade, competência, profissionalismo em orientar seus alunos e mostrar a eles o mundo maravilhoso da arte.
Todos os trabalhos aqui realizados são de muita qualidade e foi muito difícil para nós conseguirmos escolher os mais expressivos. Pensamos na técnica do artista em realizar a obra, foi pensado também nos materiais, inusitados ou não para a confecção da obra, pensamos também na simetria e proporção das partes, pensamos além, no suporte utilizado, nas cores, nas formas, no inesperado, no conjunto da obra, na reação das pessoas ao ver o que aqui está exposto, na exclusividade do tema. E sendo assim, não foi nada fácil pontuar as sete menções honrosas e os três primeiros lugares. Todos estão de parabéns e conforme o regulamento todos expositores receberão certificados de participação. Na verdade, nesta 1ª Mostra de Artes Visuais DESVI 2016, todos são vencedores!
Mas como temos que seguir o regulamento quero então chamar, para receber a o certificado de Menção Honrosa a aluna Marjorie Morishita da Silva com Obra - Cabeleira 1 da EE Prof. Paulo de Arruda Penteado, professora é Sonia Regina da Silva Barbosa.
Continuando, quero chamar, para receber a Menção Honrosa o aluno Nicolas Xavier Longuini com a Obra- Tondal’s Visions da EE Dr. Abrahão Jacob Lafer,  professor de arte é Sudário de Lima.
Para receber o certificado de Menção Honrosa chamo agora os alunos Luana Carolina S. Lima, Julian Silva de S. Brasil e Miria Tavares da Silva Almeida com a obra – Quebra cabeça Japão da EE Deputado Rubens Paiva, professora é Maria Angélica Szabo.
Para o certificado de Menção Honrosa chamo agora o aluno Brayan Barroso dos Santos com a obra – Nostalgia 77 da EE Martim Afonso sua professora é Gislaine Veiga do Nascimento.
Continuando, para receber o certificado de Menção Honrosa chamo agora os alunos Tamires Martins Francica e Christian Gabriel de Oliveira com a obra – Varal de Escolhas da EE Prof. Pedro Paulo Gonçalves Lopes,  professora Rosineide Saldanha dos Santos.
Agora, chamo para receber o certificado de Menção Honrosa as alunas Juliana Ferreira Leão da Cruz e Giovana Rodrigues Neves com a obra – Ideias Aprisionadas da EE José Antonio de Affonseca Rogê Ferreira, professora Sandra carvalho Amorim.
Ainda, para receber o certificado de Menção Honrosa quero chamar a aluna Jéssica Fernandes Batista com a obra- Nas Pontas dos Pés da EE Professora Magali Alonso, professora Célia Menezes de Souza.
Para entregar a premiação de terceiro lugar quero chamar a professora Maria das Graças Furtado da EE Zulmira de Almeida Lambert, a aluna Isabelle Lauriano Menezes com a obra- Natureza Ampla. 

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