Arte como conhecimento

A cultura sendo o conjunto das diferentes formas com que nos relacionamos com as informações e mensagens do mundo, com outras pessoas e com os objetos, nos faz participantes de um grupo e sociedade que se reconhecem como tal, o que é demonstrado no cotidiano de cada um.

O conceito de arte como conhecimento a ser trabalhado em sala de aula perpassa pelas quatro modalidades música, teatro, dança e artes viuais e as demais linguagens dentro destas modalidades como: canto coral, ballet clássico, melodrama, escultura ...além dos elementos como a tridimensionalidade, luz como ferramenta e matéria, o claro e escuro, a luz como ação cênica que delimita o espaço, a criação e a manipulação da luz como forma poética e de construção de sentido aos objetos ou atores e dançarinos.

Pensando desta maneira não há mais razão de ensinar arte de maneira estanque, delimitada a releituras, ou criar atividades decorativas de data cívicas ou festas da escola.

Agora é momento de ensinar arte como conhecimento, com suas especificidades e contagiar a todos com a beleza que há intrínseca em todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário