“ENSINAR E APRENDER ARTE” – Música Título: Tridimensionalidade na música


Pauta


Tema: “ENSINAR E APRENDER ARTE” – Música

Título: Tridimensionalidade na música


Local- Rede do Saber - Rua José Gonçalves Paim nº 60 (ao lado da EE Leopoldo José de Sant'Anna).

Data- 12-04-2012.

Horário- das 8h30/13h30 às 12h20/17h20.  

Público alvo- Professores de arte com aulas atribuídas nos ciclos I, II e Ensino Médio.

Carga horária- 4h.

PCNP responsável- Profª Ms. Marilia Marcondes de Moraes Sarmento e Lima Torres.

Combinados- Ser pontual. Ater-se somente ao assunto referente à OT. Turma 1-manhã e turma 2- tarde.
Café às 10h30 (turma 1) e 15h30 (turma 2).




Justificativa
Justifica-se a OT por ser direito do professor o seu aperfeiçoamento e dever do Estado possibilitar que isto aconteça.
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e a apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos em música também possibilitam o entendimento da sociedade. É por meio do repertório musical que todos se iniciam como membros de determinado grupo social. A música é frequente na vida dos jovens e é também, por meio da canção, que temas importantes para a inserção social desses mesmos jovens são apresentados. Compositores e músicas divulgadas nos meios de comunicação de massa retratam valores e condições sociais. Por isso é função do professor de arte apresentar diferentes estilos musicais a fim de que os alunos ampliem conhecimentos e desenvolvam competências no ouvir, entender e criar possibilidades sonoras.
A SEE enviou Cds e DVDs de música para que os professores os usem durante suas aulas possibilitando, desta maneira, que os conteúdos e conceitos de música como expressão da arte sejam contemplados e assimilados pelos alunos. Para que o professor utilize de maneira pontual esses materiais em suas aulas e o conceito de música como expressão da arte seja assimilada, tanto por ele como por seu aluno, a acessibilidade e a explicação do manuseio destes materiais se faz necessário.

Objetivos

·         Entender o conceito de tridimensionalidade na música.
·         Diferenciar, caracterizar, reconhecer, reproduzir, classificar sons e registros.

Competências

·         Compreender e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas musicais e registros.
·         Operar com a tridimensionalidade na criação de ideais na linguagem da arte.



Conteúdo

·         Perfil do professor de arte;
·         Música à capela;
·         Ritmo;
·         Reprodução de som (compasso);
·         Tridimensionalidade na música;
·         Timbre, altura, ritmo, intensidade e registro (pautas musicais);
·         Processo de criação musical com reprodução, classificação, timbre, altura, intensidade do som;
·         Ensaio;
·         Apresentação dos trabalhos de grupo;
·         Encerramento e avaliação.

Estratégias didáticas

·         Dar boas vindas e usar DVD Tom Jobim para conhecimento do material enviado pela SEE e a contextualização de sua música como melodia e harmonia;
·         Jogral (perfil do professor;) para sonoridade tridimensional em diferentes locais da sala e união de vozes.
·         Exercícios vocais (Ooo, Aaa...) para relaxamento de pregas vocais e face.
·         Exercícios Gestuais (bicos, caretas...), palmas para cadenciar compasso, determinar ritmo e de onde vem o som;
·         Apresentação de conteúdo por meio de suporte digital (conceitos, músicas, e sugestões de exercícios vocais);
·         Debate;
·         DVD- Educação em arte - Música vol. 1, Vocalize, e Stomp, para desenvolvimento da Ot afim de explicar conceitos de ritmo, partitura, pauta, notas, diferenciar sons de diversos instrumentos, valor, harmonia, melodia  e realizar   expressão artística por meio de canto.
·         Trabalho em grupo para processo de criação musical;
·         Apresentação dos trabalhos dos grupos para explicar o processo de criação ou esclarecer dúvidas;
·         Responder 4 questões referentes ao conteúdo exposto:

1.   Uma das competências do professor de arte é compreender a aula de arte como um processo dinâmico, um ato comunicativo dialógico, ético e estético e como espaço de constituição de seres humanos dotados de autonomia, sensibilidade, criticidade e inventividade. Como isso acontece em sua aula, contemplando conteúdos da linguagem musical?
2.   Como se percebe a tridimensionalidade na música?
3.   Altura do som é o mesmo que intensidade? Explique.
4.   Qual é a relação entre a tridimensionalidade em música e obras de arte visual?

Materiais-
·         Lista de presença;
·         DVD Tom Jobim;
·         Texto (perfil demarcado);
·         Computador e datashow;
·         DVDs: Educação em arte - Música vol. 1, Vocalize, e Stomp;
·         CD Barbatuques;
·         Objetos recicláveis e sons corporais diversos;
·         Ficha avaliativa.

Referência bibliográfica-
CENPEC-Almeida,Ivone; Collela, Maria Beatriz , Guerra, Maria Terezinha; Chieffi, Meyri, Ensinar                                            
        e Aprender Arte, São Paulo, FDE, 2010. p 143.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor Arte: coordenação geral, Maria Inês Fini,           
       Martins,Miriam Celeste; Suzigan, Geraldo; Makino, Jéssica; Pereira, Sayonara; Picosque,      
       Gisa.  São Paulo, SEE. 2009.
CLIQUE NA IMAGEM PARA TER ACESSO AO PPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário