Pauta
Tema: “ENSINAR E APRENDER ARTE” – Música
Título: Tridimensionalidade na música
Local- Rede do Saber - Rua José
Gonçalves Paim nº 60 (ao lado da EE Leopoldo José de Sant'Anna).
Data-
12-04-2012.
Horário-
das
8h30/13h30 às
12h20/17h20.
Público
alvo- Professores de arte com aulas atribuídas nos ciclos I,
II e Ensino Médio.
Carga
horária- 4h.
PCNP
responsável- Profª Ms. Marilia Marcondes de Moraes Sarmento e Lima
Torres.
Combinados-
Ser pontual. Ater-se somente ao assunto referente à
OT. Turma 1-manhã e turma 2- tarde.
Café
às 10h30 (turma 1) e 15h30 (turma 2).
Justificativa
Justifica-se a OT por ser direito do professor o seu aperfeiçoamento e
dever do Estado possibilitar que isto aconteça.
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser
humano e a apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos em música
também possibilitam o entendimento da sociedade. É por meio do repertório
musical que todos se iniciam como membros de determinado grupo social. A música
é frequente na vida dos jovens e é também, por meio da canção, que temas
importantes para a inserção social desses mesmos jovens são apresentados.
Compositores e músicas divulgadas nos meios de comunicação de massa retratam
valores e condições sociais. Por isso é função do professor de arte apresentar
diferentes estilos musicais a fim de que os alunos ampliem conhecimentos e
desenvolvam competências no ouvir, entender e criar possibilidades sonoras.
A SEE enviou Cds e DVDs de
música para que os professores os usem durante suas aulas possibilitando, desta
maneira, que os conteúdos e conceitos de música como expressão da arte sejam
contemplados e assimilados pelos alunos. Para que o professor utilize de
maneira pontual esses materiais em suas aulas e o conceito de música como
expressão da arte seja assimilada, tanto por ele como por seu aluno, a
acessibilidade e a explicação do manuseio destes materiais se faz necessário.
Objetivos
·
Entender o conceito de
tridimensionalidade na música.
·
Diferenciar, caracterizar,
reconhecer, reproduzir, classificar sons e registros.
Competências
·
Compreender
e interpretar a linguagem tridimensional em produções artísticas musicais e
registros.
·
Operar
com a tridimensionalidade na criação de ideais na linguagem da arte.
Conteúdo
·
Perfil
do professor de arte;
·
Música
à capela;
·
Ritmo;
·
Reprodução
de som (compasso);
·
Tridimensionalidade
na música;
·
Timbre,
altura, ritmo, intensidade e registro (pautas musicais);
·
Processo
de criação musical com reprodução, classificação, timbre, altura, intensidade
do som;
·
Ensaio;
·
Apresentação
dos trabalhos de grupo;
·
Encerramento
e avaliação.
Estratégias
didáticas
·
Dar
boas vindas e usar DVD Tom Jobim para conhecimento do material enviado pela SEE
e a contextualização de sua música como melodia e harmonia;
·
Jogral
(perfil do professor;) para sonoridade tridimensional em diferentes locais da
sala e união de vozes.
·
Exercícios
vocais (Ooo, Aaa...) para relaxamento de pregas vocais e face.
·
Exercícios
Gestuais (bicos, caretas...), palmas para cadenciar compasso, determinar ritmo
e de onde vem o som;
·
Apresentação
de conteúdo por meio de suporte digital (conceitos,
músicas, e sugestões de exercícios vocais);
·
Debate;
·
DVD-
Educação em arte - Música vol. 1, Vocalize, e Stomp, para desenvolvimento da Ot
afim de explicar conceitos de ritmo, partitura, pauta, notas, diferenciar sons
de diversos instrumentos, valor, harmonia, melodia e realizar
expressão artística por meio de canto.
·
Trabalho
em grupo para processo de criação musical;
·
Apresentação
dos trabalhos dos grupos para explicar o
processo de criação ou esclarecer dúvidas;
·
Responder
4 questões referentes ao conteúdo exposto:
1. Uma das competências do
professor de arte é compreender a aula de arte como um processo dinâmico, um
ato comunicativo dialógico, ético e estético e como espaço de constituição de
seres humanos dotados de autonomia, sensibilidade, criticidade e inventividade.
Como isso acontece em sua aula, contemplando conteúdos da linguagem musical?
2. Como se percebe a
tridimensionalidade na música?
3. Altura do som é o mesmo
que intensidade? Explique.
4. Qual é a relação entre a
tridimensionalidade em música e obras de arte visual?
Materiais-
·
Lista
de presença;
·
DVD
Tom Jobim;
·
Texto
(perfil demarcado);
·
Computador
e datashow;
·
DVDs:
Educação em arte - Música vol. 1, Vocalize, e Stomp;
·
CD
Barbatuques;
·
Objetos
recicláveis e sons corporais diversos;
·
Ficha
avaliativa.
Referência
bibliográfica-
CENPEC-Almeida,Ivone;
Collela, Maria Beatriz , Guerra, Maria Terezinha; Chieffi, Meyri, Ensinar
e Aprender Arte, São Paulo, FDE, 2010. p
143.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Caderno do professor Arte: coordenação geral, Maria Inês Fini,
Martins,Miriam Celeste; Suzigan,
Geraldo; Makino, Jéssica; Pereira, Sayonara; Picosque,
Gisa.
São Paulo, SEE. 2009.
CLIQUE NA IMAGEM PARA TER ACESSO AO PPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário