Trigésima Bienal de São Paulo A iminência das poéticas Identidade visual
Trigésima Bienal de São Paulo
A iminência das poéticas
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Identidade visual
Apresentação e guia de uso
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Sumário
Apresentação
Como esta identidade foi elaborada
Guia de uso
1. Princípio básico
2. Códigos visuais
a. Sinal
b. Família Tipográfica Constelar Mono
c. Identificação verbal
d. Imagens
e. Constelações visuais
f. Cores oficiais
CréditosTrigésima Bienal de São Paulo
A iminência das poéticas
Identidade visual
Apresentação e guia de uso
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Apresentação
Este documento contém todas as informações necessárias para
entender e usar a identidade visual da Trigésima Bienal de São
Paulo.
Como esta identidade foi elaborada
O projeto de identidade visual da 30ª Bienal de São Paulo
foi desenvolvido em duas etapas, entre outubro e dezembro de
2011.
Na primeira, um grupo de designers selecionados através de
uma convocatória nacional trabalhou durante uma semana num
workshop de exploração e definição dos principais rumos do
projeto, orientado pelos curadores e por designers brasileiros e
estrangeiros.
Em seguida, a equipe de design da Bienal e os curadores
desenvolveram e consolidaram esses rumos, chegando aos princípios
expostos aqui.
Para obter mais informações sobre este processo, consulte o site
www.id30bienal.org.br.
Conceitos e elementos básicos
A identidade visual da Trigésima Bienal de São Paulo baseia-se na
ideia de constelação, ponto central do projeto curatorial.
O principal elemento dessa identidade é a Família Tipográfica
Constelar Mono, caracterizada pela reunião de todas as fontes
monoespacejadas que existem e que virão a existir.
Fontes monoespacejadas são aquelas nas quais todos os caracteres ocupam
o mesmo espaço horizontal, independentemente de seu desenho.
Embora essa família tipográfica seja única, ela não é o resultado
de um desenho, mas de uma reunião de diferentes fontes. E embora
ela seja uma família bem definida, ela não é fechada, pois
qualquer fonte monoespacejada pode ser incorporada a qualquer
momento.Trigésima Bienal de São Paulo
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O resultado dessa escolha é que a identidade da Trigésima Bienal
de São Paulo se define por um princípio constelativo, que, mais
que variável, induz à variação em seu uso.
O segundo elemento mais importante da identidade visual é o
Sinal Constelar. Ele serve para identificar rapidamente a Bienal
em alguns contextos onde o uso de marcas sintéticas é mais
apropriado.
A identidade é complementada por quatro outros elementos:
a identificação verbal, as imagens, as constelações visuais
e as cores oficiais.
Os princípios básicos para a construção e o uso desses elementos
estão descritos mais abaixo, no guia de uso da identidade.
Não há, neste documento, nenhuma pré-definição dos produtos
visuais que serão desenvolvidos e utilizados no evento.
Isto representa uma maior abertura ao inesperado, à
experimentação e à produção de resultados muito diferentes entre
si.
Uma Bienal é caracterizada por reflexão e amadurecimento
contínuos. Em vez de engessar este processo, este projeto foi
concebido para estimulá-lo.Trigésima Bienal de São Paulo
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Guia de uso
1. Princípio básico
A configuração de qualquer produto visual da 30ª Bienal de
São Paulo deve procurar servir da melhor forma possível aos
propósitos da curadoria e às necessidades de seus organizadores e
de seu público.
2. Códigos visuais
A identidade visual da Trigésima Bienal de São Paulo é composta
por cinco códigos visuais:
a. Sinal Constelar
b. Identificação verbal
c. Família tipográfica Constelar Mono
d. Imagens
e. Constelações
f. Cores oficiais
Embora os códigos visuais definam a base para o uso da
identidade, todas as aplicações visuais devem obedecer aos
demais princípios de comunicação utilizados pela Bienal, que são
representados por documentos como:
● Guia de aplicação de contrapartidas
● Manual de estilo para publicações
● Manual de estilo do Educativo Bienal
● Folha de estilos para publicações na Web
a. Sinal Constelar
O sinal da Trigésima Bienal deve ser utilizado sempre que for
necessário ou conveniente identificar o evento por meio de
um desenho sintético. Ele propicia a leitura de duas imagens
simultâneas:
1. O algarismo romano XXXTrigésima Bienal de São Paulo
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2. Uma rede de relações, ou constelação
O sinal pode assumir diversas configurações, mas todas deverão
obedecer aos seguintes princípios:
Construção do sinal
O desenho do sinal é produzido pela interseção de quatro
segmentos de reta, que se intersectam da seguinte forma:
1. Dois dos segmentos devem intersectar apenas um outro
segmento cada
2. Cada um dos dois segmentos restantes devem intersectar
dois outros segmentos
Espessura
A espessura dos segmentos pode variar, desde que forem
obedecidos os seguintes princípios:
a. Todos os segmentos devem ter a mesma espessura
b. A espessura do menor segmento não pode ser maior que
a décima-quinta parte de seu comprimento.
Legibilidade
O sinal pode variar de proporção, espessura e configuração,
mas todos os resultados devem atender aos seguintes
critérios:
a. O algarismo romano XXX deve ser facilmente legível
b. Nenhuma outra forma deve se sobrepor ao algarismo na
leitura do sinal
Continente
As extremidades de todos os segmentos do sinal devem
coincidir com as arestas de um quadrilátero virtual, que
deve permanecer invisível. A proporção desse quadrilátero é
livre. Nenhum dos segmentos do sinal deve sangrar o campo
visual no qual estiver aplicado.Trigésima Bienal de São Paulo
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Utilização do sinal
Dimensões
O Sinal foi projetado para identificar o evento de forma
discreta e eficaz, mas não para ganhar proeminência na sua
comunicação visual. Por isso, sua área não deve exceder
mais do que 10% da área do campo visual aonde estiver
inserido.
Posicionamento
Na aplicação do sinal, deve-se privilegiar o perímetro do
campo visual. As áreas centrais devem ser evitadas.
Proteção
Para garantir a eficiência do sinal, é preciso observar as
seguntes limitações:
i. O sinal não deve ser sobreposto a nenhum
elemento visual
ii. O sinal deve manter distância de outros
elementos visuais suficiente para garantir
a manutenção de sua integridade
iii. O sinal não deve formar um conjunto com
a identificação verbal do evento
Convívio com outras marcasTrigésima Bienal de São Paulo
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Quando o sinal for aplicado junto de outras marcas, devem
ser respeitados os seguintes princípios:
i. As proporções do sinal devem, na medida
do possível, estar equilibradas com
as demais marcas
ii. A espessura dos segmentos deve garantir
um bom reconhecimento do sinal
iii. A aplicação do sinal junto às marcas dos
parceiros da Bienal deve respeitar o Guia
de aplicação de contrapartidas
Frequência
○ O sinal deve ser utilizado apenas quando necessário
○ Deve ser aplicado sempre de forma isolada
○ Não deve ser repetido, transformado em padrão ou
fundo
b. Família Tipográfica Constelar Mono
A família tipográfica Constelar Mono é a tipografia oficial da
Trigésima Bienal e deve ser utilizada em todos os dispositivos de
comunicação visual do evento.
Definição
A família tipográfica Constelar Mono é composta exclusivamente
por fontes monoespacejadas já existentes ou que venham a existir.
Noutras palavras, todas as fontes monoespacejadas pertencem à
Família Tipográfica Constelar.
Combinação de tipos
A combinação de diferentes tipos monoespacejados na comunicação
visual é livre, desde que respeitados os seguintes princípios:
1. Não é permitido combinar tipos diferentes dentro de um
mesmo vocábulo
2. A equivalência de tamanho entre fontes diferentes deve ser
produzida igualando-se a largura de seus caracteresTrigésima Bienal de São Paulo
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Composição de textos
A composição de textos é livre, desde que sejam respeitados os
seguintes limites:
1. Todas as larguras de todos os caracteres utilizados em
qualquer aplicação devem ser equivalentes a um múltiplo de
0,5mm ou 1,417 pixels
2. A entrelinha mínima para todos os textos não deve ser menor
que o dobro da largura de seus caracteres
3. Para a composição de textos em geral, recomenda-se a
utilização de caracteres com largura entre 2mm e 3mm
4. Nenhum texto deve ser justificado
5. Não é permitido o uso de ligaturas ou de recursos de
compensação óptica presentes em alguns programas gráficos.
Esses recursos destróem a consistência do posicionamento
dos caracteres entre si.Trigésima Bienal de São Paulo
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c. Identificação verbal
Recomenda-se que o título do evento seja grafado das seguintes
formas em todos os contextos de comunicação do evento, incluindo
aplicações oficiais, textos corridos, menções na imprensa etc:
1. Trigésima Bienal de São Paulo
2. TRIGÉSIMA BIENAL DE SÃO PAULO
Não é permitido o uso do algarismo romano XXX ou do numeral
ordinal 30ª na identificação do evento.
Nas versões bilíngues do título, o vocábulo ordinal estrangeiro
deverá ser utilizado logo após seu equivalente em português,
conforme o exemplo abaixo:
Trigésima Thirtieth Bienal de São Paulo
A identificação verbal do evento deve ser grafada da seguinte
forma e na seguinte ordem, com um ou mais dos elementos abaixo:
Trigésima Bienal de São Paulo
A iminência das poéticas
7 set – 12 dez 2012
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera
São Paulo
BrasilTrigésima Bienal de São Paulo
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Identificações bilíngues podem ser compostas de forma mesclada
ou independente. A identificação mesclada deve ser composta da
seguinte forma:
Trigésima Thirtieth Bienal de São Paulo
A iminência das poéticas The imminence of poetics
7 set – 12 dez 2012
Sep 7 – Dec 12 2012
Pavilhão da Bienal
Parque do Ibirapuera
São Paulo
Brasil
d. Imagens
As imagens utilizadas na comunicação visual do evento devem
obedecer aos seguintes princípios:
1. Não é permitida a utilização de nenhuma imagem que não faça
parte do repertório de obras e referências indicados pela
curadoria
2. Todas as imagens devem respeitar as proporções de seus
originais, sem cortes ou reenquadramentos
e. Constelações visuais
As constelações visuais, presentes em diversos produtos de
comunicação, são um importante dispositivo para relacionar
objetos (imagens ou palavras) entre si e devem obedecer aos
seguintes princípios:
1. Nas constelações visuais, as relações entre os objetos não
são definidas por conectores visuais, mas exclusivamente
pela utilização de diferentes tamanhos, formatos e
distâncias
2. As constelações são sempre bidimensionaisTrigésima Bienal de São Paulo
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f. Cores oficiais
As cores oficiais da identidade visual da Trigésima Bienal de São
Paulo são o preto e o branco.
Em casos especiais, que deverão ser analisados e aprovados pela
Coordenação de Design, poderão ser utilizadas as seguintes
gradações de preto, expressas em porcentagem de tinta e
especificações RGB:
12% (230 230 230)
25% (204 204 204)
37% (179 179 179)
50% (153 153 153)
62% (128 128 128)
75% (85 85 85)
87% (43 43 43)Trigésima Bienal de São Paulo
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Créditos
Workshop de identidade da Trigésima Bienal de São Paulo
1. Adriano Guarnieri
2. Ana de Carvalho
3. André Noboru
4. André Severo
5. André Stolarski
6. Armand Mevis
7. Cecília Oliveira da Costa
8. Daniel Frota de Abreu
9. Daniel Trench
10. David Francisco
11. Débora Falleiros Gonzales
12. Douglas Higa
13. Elaine Ramos
14. Felipe Kaizer
15. Isabela Villanueva
16. Jair de Souza
17. Linda Van Deursen
18. Luis-Pérez Oramas
19. Matheus Leston
20. Miguel Nóbrega
21. Pedro Moraes
22. Rafael Antônio Todeschini
23. Renata Graw
24. Renato Tadeu Belluomini Cardilli
25. Rico Lins
26. Roman Atamanczuk
27. Tatiana Tabak
28. Tobi Maier
29. Victor Bergmann
30. William Hebling
© 2011 Fundação Bienal de São Paulo
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