Prezado(a) Professor(a),
Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das
aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os
conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o
Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos
que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua
comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de
algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as
indicações já existentes no material do(a) professor(a).
- Sugestão
de retomada/aprofundamento de habilidades do 1º bimestre:
Ensino Fundamental - Habilidades
Articuladoras (6º ao 9º ano) - Currículo Paulista
(EF69AR31) Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR33) Analisar aspectos
históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as
narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte,
artesanato, folclore, design etc).
(EF69AR34) Analisar e valorizar o
patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a
brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório
relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular
diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo,
ético e responsável.
Ensino Médio - Guia de Transição-
São Paulo Faz Escola
Habilidade 1ª série
Operar com
esboços de projetos individuais ou colaborativos visando a intervenção e a
mediação cultural na escola e na cidade.
Habilidade 2ª série
Esboçar projetos individuais ou colaborativos
como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade
escolar e/ou do seu entorno.
Habilidades 3ª série
Entender o que é
um projeto e seus elementos básicos;
Identificar,
relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um
projeto.
- Exemplos
de utilização de recursos/materiais (ex: caderno do professor) ou de
desenvolvimento de projetos/desafios a partir de determinados temas.
1ª sugestão: Proponha a retomada daquilo que já foi
vivenciado até este momento, reforçando pontos fundamentais, incluindo outras
possibilidades a partir das habilidades do 1º bimestre e/ou as articuladoras já
indicadas, colaborando com o processo de ampliação e consolidação do
protagonismo e autonomia dos estudantes.
2ª sugestão: Considerando que o foco
principal do Currículo Paulista é o desenvolvimento de habilidades, ou seja,
aquilo que se espera que o estudante aprenda em cada etapa de ensino, a ideia é
que você encaminhe orientações sobre a elaboração e o desenvolvimento de
pesquisas e projetos com temáticas ligadas aos objetos de conhecimento
estudados até aqui, articulando textos e imagens presentes nos livros
didáticos, que sua unidade escolar adota pelo PNLD e outros recursos que o
estudante tenha disponível, numa perspectiva de abordagem investigativa, que
reforce a autogestão do estudante, visando possibilitar diferentes processos
cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e
processos), implícitos nas habilidades a serem desenvolvidas.
É importante que
você deixe claro o que é esperado ao final desse período de aprendizagem à
distância, e que esse produto poderá compor os documentos a serem considerados
no processo de avaliação e aprendizagem do estudante.
- Recursos
e materiais didáticos recomendados:
●
Livros Didáticos do PNLD;
●
Material Didático do Programa São Paulo Faz Escola Anos
Finais;
●
Guia de Transição - Ensino Médio;
●
Livros paradidáticos, revistas etc.
Abaixo, indicamos dois caminhos para acessar os
Cadernos do Professor e do Aluno:
Via Intranet:
1. Acesse a Intranet e Faça o
login ( o mesmo que é usado na SED - Secretaria Digital);
2. Clique em “Coordenadorias”;
3. Clique em “COPED”;
4. Clique em “Biblioteca”;
5. Clique em “Materiais de apoio
ao currículo – Volume 1 2020”;
6. Selecione em cada pasta, Caderno do Aluno ou Caderno do Professor, o
material específico que você precisa.
Via Drive:
Cadernos do Professor de Arte, que atua nos anos finais, do Ensino Fundamental:
Cadernos do Professor de Arte, que atua no Ensino Médio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário