DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ESTUDOS ARTE




Prezado(a) Professor(a),
Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, sugerimos que oriente o(a)s estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais (de acordo com a realidade da sua comunidade escolar), as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as indicações já existentes no material do(a) professor(a).
  1. Sugestão de retomada/aprofundamento de habilidades do 1º bimestre:

Ensino Fundamental - Habilidades Articuladoras (6º ao 9º ano) - Currículo Paulista
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc).
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Ensino Médio - Guia de Transição- São Paulo Faz Escola
Habilidade 1ª série
Operar com esboços de projetos individuais ou colaborativos visando a intervenção e a mediação cultural na escola e na cidade.
Habilidade 2ª série
Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Habilidades 3ª série
Entender o que é um projeto e seus elementos básicos;
Identificar, relacionar e estabelecer as diversas funções dos indivíduos dentro de um projeto.
  1. Exemplos de utilização de recursos/materiais (ex: caderno do professor) ou de desenvolvimento de projetos/desafios a partir de determinados temas.

1ª sugestão:  Proponha a retomada daquilo que já foi vivenciado até este momento, reforçando pontos fundamentais, incluindo outras possibilidades a partir das habilidades do 1º bimestre e/ou as articuladoras já indicadas, colaborando com o processo de ampliação e consolidação do protagonismo e autonomia dos estudantes.

2ª sugestão: Considerando que o foco principal do Currículo Paulista é o desenvolvimento de habilidades, ou seja, aquilo que se espera que o estudante aprenda em cada etapa de ensino, a ideia é que você encaminhe orientações sobre a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas e projetos com temáticas ligadas aos objetos de conhecimento estudados até aqui, articulando textos e imagens presentes nos livros didáticos, que sua unidade escolar adota pelo PNLD e outros recursos que o estudante tenha disponível, numa perspectiva de abordagem investigativa, que reforce a autogestão do estudante, visando possibilitar diferentes processos cognitivos relacionados aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos), implícitos nas habilidades a serem desenvolvidas.

É importante que você deixe claro o que é esperado ao final desse período de aprendizagem à distância, e que esse produto poderá compor os documentos a serem considerados no processo de avaliação e aprendizagem do estudante.
  1. Recursos e materiais didáticos recomendados:
     Livros Didáticos do PNLD;
     Material Didático do Programa São Paulo Faz Escola Anos Finais;
     Guia de Transição - Ensino Médio;
     Livros paradidáticos, revistas etc.
Abaixo, indicamos dois caminhos para acessar os Cadernos do Professor e do Aluno:
Via Intranet:
1.  Acesse a Intranet e Faça o login ( o mesmo que é usado na SED - Secretaria Digital);
2.  Clique em “Coordenadorias”;
3.  Clique em “COPED”;
4.  Clique em “Biblioteca”;
5.  Clique em “Materiais de apoio ao currículo – Volume 1 2020”;
6. Selecione em cada pasta, Caderno do Aluno ou Caderno do Professor, o material específico que você precisa.
Via Drive:
Cadernos do Professor de Arte, que atua nos anos finais, do Ensino Fundamental:
Cadernos do Professor de Arte, que atua no Ensino Médio:



Nenhum comentário:

Postar um comentário