Proposta de Atividade de Recuperação e Retomada de Habilidade

Sugestão de Atividade para  6º Ano Ensino Fundamental


Professor, para garantir os estudos de seus alunos neste tempo de suspensão de aula presenciais por causa da pandemia de Covid 19 oriente seus alunos a revisarem conceitos e habilidades vistos até o momento. Para tanto pode-se utilizar o caderno aluno, livro didático, site da internet, livros paradidáticos, revistas...

Situação de aprendizagem 6º ano Ensino Fundamental-Música.

AÇÃO EXPRESSIVA 

Nesta atividade será trabalhado o conceito de paisagem sonora. O desafio é permanecer em silêncio absoluto e registrar todos os sons percebidos na ficha abaixo, de acordo com os critérios propostos nela.


Ficha para registrar



Sons da Natureza
Próximos




Distantes




Sons Humanos
Próximos




Distantes




Sons Mecânicos
Próximos




Distantes





Você deve organizar as apresentações dos sons que cada um anotou. Ao final das apresentações responda:
1.Você observou se todos perceberam os mesmos sons?
3. Por que esta atividade de percepção auditiva é importante para entender o conceito de paisagem sonora?

Habilidade (EF06AR21) Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição e criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros. 

Aula 1

Explorar paisagens sonora paisagens sonoras, voz e sons corporais, instrumentos não convencionais, timbres, características de fontes e materiais sonoros, improvisação e composição. Será necessário recorrer ao conhecimento construído nas situações de aprendizagem anteriores para aprofundar alguns conceitos e elementos da música.

ATIVIDADE 1- SONDAGEM 

Organize uma conversa com os membros da sua família e explorem os sons que escutam dentro de casa, dos vizinhos, da rua , da cozinha... cada um deve anotar o que escutou.
Explore também, em seguida, os sons corporais(palmas com mãos em concha, ou abertas, estalar os dedos e depois a língua, bater os pés no chão, bater as mãos nas pernas, no tronco...depois em uma roda de conversa escute com atenção o que cada um tem a dizer.
Depois da conversa responda em seu caderno.

1. Você já ouviu falar de timbre?
2. O que você entende por sons corporais?
3. Você conhece algum tipo de instrumento musical?
4. Você já ouviu falar de instrumentos musicais não convencionais?
5. Já ouviu músicas produzidas com instrumentos não convencionais? Como eram esses instrumentos e seus sons?
6. Quantos tipos de vozes pode perceber numa apresentação musical?
7. Você consegue identificar ou classificar diferentes tipos de vozes?
8. O que você entende por material sonoro?
9. Como é possível classificar diferentes características de fontes e materiais sonoros?
10. Você sabe o que significa paisagem sonora?
11. O que é ruído?
12. Você conhece pauta musical?
13. Este exemplo de pauta musical convencional pode ser usado para representar sons não convencionais ou ruídos?

Pauta musical convencional









2. Alguém percebeu algum som que não foi citado?


AVALIAÇÃO
Elabore um painel virtual (power point, vídeo, fotografia) que deverão ser inseridas imagens relacionadas a cada som pesquisado nas atividades. Nas imagens identifique os sons e produza um texto próprio contando sobre essas experiências e o que acrescentaram no seu dia a dia. Isso tudo deverá ser apresentado no retorno às aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário